quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA DO GOLEIRO - HERÓIS DA CAMISA UM

Sem sombra de dúvidas o grande momento do futebol é a bola na rede – o gol!
Mas nem sempre os artilheiros conseguem mandar a bola para o fundo da rede, porque esbarram na figura poderosa do guardião da meta, o goleiro. Posição folcloricamente definida como “maldita”, porque onde o goleiro fica não nasce a grama, a grande verdade é que em toda a história do futebol, o mundo sempre teve a oportunidade de ver em ação grandes e audaciosos goleiros, responsáveis muitas vezes por garantir vitórias importantes através de defesas quase impossíveis.
Os nomes são muitos e no contexto “Copa do Mundo”, os dez goleiros de maior destaque estão relacionados em diversas páginas da Internet, mais precisamente aquelas voltadas para a história do futebol e são eles: Lev Yashin-o aranha negra (antiga URSS); Gilmar dos Santos Neves- Brasil; Dino Zoff –Itália; Ubaldo Fillol – Argentina; Ladislao Mazurkiewicz –Uruguai; Gordon Banks – Inglaterra; Claudio Taffarel – Brasil; Gianluigi Buffon –Itália; Sergio Goycochea –Argentina e Michel Preud'homme –Belgica.
Evidente que além desses gigantes da pequena área muitos outros já escreveram seus nomes na história do futebol garantindo assim eternizar a máxima que diz: “todo grande time começa por um grande goleiro”. Não importa a escola, seja ela europeia ou sul-americana e mais recentemente de outros países como a África, por exemplo, de onde sempre surgem goleiros dispostos a tudo para defender suas metas e impedir uma derrota. No Brasil hoje, celebra-se o Dia do Goleiro, data instituida na metade dos anos 70 através da criação feita pelo tenente Raul Carlesso e do capítão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército no Rio de Janeiro, referência encontrada no livro “Goleiros- Heróis e anti-heróis da camisa 1", do jornalista Paulo Guilherme.
O primeiro Dia do Goleiro foi comemorado em 14 de abril de 1975, mas a partir de 1976 ficou definido como 26 de Abril, a data do nascimento do goleiro Manga, na época defensor do Internacional então campeão brasileiro. No contexto filatélico, dentre tantas emissões já feitas para exaltar a arte do futebol, iremos encontrar muitas peças que também dão destaque ao goleiro, com diferentes trabalhos de arte e situações, o que nos permite até pensar em um capítulo especial da temática para exaltar esta posição ingrata que em apenas um lance pode transformar o goleiro em um grande herói ou num grande frangueiro.
De toda maneira, goleiros de todas as partes do Brasil no dia de hoje merecem a nossa atenção e homenagem por terem escolhido esta posição e assim, permitir que seus clubes tenham ali, debaixo da trave, aquele guardião decidido que durante o jogo, é o único que pode pegar a bola com as mãos, fazer um carinho e dar início, muitas vezes, a uma jogada fatal que irá pegar de surpresa o goleiro adversário. Coisas simples dessa fantástica emoção que só o futebol consegue irradiar aos corações de todos os apaixonados torcedores.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ESPÉCIES AMEAÇADAS NOS SELOS DA ONU

O tempo realmente voa!...
Era o ano de 1993 quando a Administração Postal das Nações Unidas fazia circular sua primeira série de selos postais voltados para alertar sobre animais ameaçados de extinção.
De lá para nossos dias, ano após ano, a ONU tem feito circular uma nova série com esta temática e chega agora aos 19 anos de emissões neste sentido, promovendo o alerta e, ao mesmo tempo, brindando filatelistas de todas as partes com a beleza dessas peças que certamente enriquecem qualquer coleção.
Os 12 selos que compõe a série lançada no último dia 19 de abril foram trabalhados pela ilustradora Diana Marques, de Portugal, uma especialista em comunicação visual científica.
Dentre as espécies retratadas nos selos destacam-se o Panda Gigante, o Camaleão Orelha de Elefante, o Leopardo da Neve, a Coruja Marcarada e o Tigre Siberiano entre outros.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

LUXEMBURGO - OLIMPIADAS 2012

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de 2012 os selos começaram a surgir por toda parte. Os correios de Luxemburgo acabam de fazer circular esta bonita peça para exaltar a realização deste grande evento esportivo e também para enfatizar o seu Comitê Olímpico fundado  em 1912, portanto, chegando agora ao seu centenário.
Embora o país não tenha tanta tradição olimpica, sempre esteve empenhado em mandar para os jogos os seus melhores atletas e também sempre participou de todas as edições. Para este ano, Luxemburgo já prepara sua gente para que possam conquistar medalhas e elevar todo o trabalho do seu Comitê Olimpico e os esforços de seus atlestas. O selo deve ser bem apreciado por quem reúne peças do tema bandeiras, porque é bem sugestivo neste aspecto.

CENTENÁRIO DO SANTOS É DESTAQUE EM SÃO MARINO


Vale o registro!
Os correios de São Marino também exaltaram o centenário de fundação do Santos Futebol Clube com a emissão de um selo postal. Evidente que um clube com tamanha projeção internacional também, ao longo dos anos, tenha adquirido torcedores e admiradores mundo afora. Trata-se de mais uma interessante peça para quem reúne tudo relacionado ao futebol, clubes, centenários e por ai afora.

REPÚBLICA TCHECA - 150 ANOS DA UNIÃO DE MATEMÁTICOS E FÍSICOS

A União de Matemáticos e Físicos Tchecos é uma das sociedades mais antigas que ainda atua na República Tcheca. Fundada em 1862 tinha como objetivo promover aulas gratuitas nas áreas de matemática e física com a finaldiade de melhorar o ensino destas matérias em todos os níveis escolares. Os membros da instituição sempre foram, em sua maioria, professores de escolas do ensino médio e superior além de alguns cientistas que dedicavam parte do seu tempo para também ensinar.
A partir de 1870 em função dos bons resultados alcançados, a União passou a publicar um boletim que dois anos mais tarde culminaria na editoração de um jornal especializado em matemática e física. Na sequência passaram a editar importantes livros didáticos, livros cientificos e revistas especializadas nas duas áreas, o que serviu para engrandecer ainda mais a missão da União e promover assim, muitos avanços em todas as áreas onde a matemática e a física são imprescendíveis.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CENTENÁRIO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

No próximo dia 30 de abril os Correios colocam em circulação mais um selo alusivo à Série Clubes de Futebol- Rumo à Copa 2012- desta feita para celebrar o Centenário do América Futebol Clube. Com valor facial de 1º Porte Carta Comercial, serão impressos em folhas de 30 selos com tiragem de 300 mil unidades e sem a emissão de envelope de 1º Dia e nem cartões-postais ou máximos.
O selo divulga a logomarca do centenário do América Futebol Clube, tradicional equipe mineira, disposta ao centro sobre o fundo verde, tendo, no canto superior direito, a representação de seu mascote, o coelho. Para ressaltar os detalhes em amarelo, inclusive o número 100, foi aplicada a cor em tons de dourado através da técnica de computação gráfica.
Trata-se de mais uma peça especial para a galeria dos clubes tradicionais do país que estão completando o seu centenário como o exemplo mais recente, o Santos FC que teve a emissão de um selo no último dia 14.

EUROPA 2012 - RÚSSIA E ESPANHA

Como acontece anualmente, as administrações postais européias e membros das empresas do PostEurop definem uma tema a ser explorado por cada país para que assim seja composta uma nova série de selos postais. A idéia tem surtido grandes resultados, tanto na área comercial filatélica quando no que diz respeito a novos incentivos no comércio, industria, artes, turismo entre outros segmentos.
Para 2012 o tema escolhido foi “Visite...” – que simplesmente sugere a cada país criar suas peças de maneira a transforma-las num convite ao turismo e algumas administrações postais já fizeram circular suas peças enquanto outras aguardam ansiosas o momento de fazer sua emissão, como é o caso do belo selo da Rússia que será emitido no próximo dia 4 de maio. A peça, que compõe uma folhinha com 9 selos apresenta uma mulher russa em seu traje típico carregando um tabuleiro com comida típica do país e às suas costas, observa-se o portal de uma edificação como sugerindo que as portas da Rússia estão abertas a todos os visitantes.
Da mesma maneira, a Espanha não poderia deixar de fazer circular também uma interessante peça, considerando que o país oferece aos visitantes a beleza de suas praias, muita riqueza artística e cultural entre outras atrações que sempre exigem muito trabalho do artista J. Carrero, um dos responsáveis pela criação das mais belas peças filatélicas da Espanha e que desta vez teve como inspiração o famoso quadro “Las Meninas”, de Diego Valázquez para fazer a composição que mistura conceitos diferentes de turismo.
Como se observa, teremos muitas surpresas no tocante às emissões da Europa 2012 e oportunamente trarei mais algumas para o conhecimento de vocês.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

MALÁSIA - VIDA SUBMARINA

Os mares e oceanos ao redor da Malásia são o lar de milhares de espécies diferentes que vivem juntas permitindo assim a manutenção daquele fantático ecossistema. Embora as ameaças por parte do homem sejam muitas, ali as criaturas conseguem desenvolver seus próprios mecanismos de sobrevivência, utilizando camuflagens e misturando-se às mais diversas particularidades que existem no fundo dos mares.
Para exaltar a beleza de algumas espécies e dar um alerta sobre a importância da preservação de toda a vida submarina, os correios da Malásia acabam de lançar uma série de selos e um bloco filatélico. São peças de rara beleza que muito bem se incorporam aos temas que dizem respeito ao assunto.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

FESTIVAL DE DANÇA EM DUBLIN

Artistas de 17 países vão participar do Festival de Dança de Dublin em 2012, evento que acontecerá no período de 11 a 26 de maio em toda a capital da Irlanda.
O Festival vai oferecer ao público uma riqueza de experiências dos diversos mundos criativos, sensual e aventureiro da dança contemporânea. Evento destinado a todas as idades, o Festival vai ter como palco o Abbey Theatre e diversas ruas de Dublin onde certamente as expressões corporais da dança farão o público se mexer bastante.
Para celebrar o evento, os correios da Irlanda já lançaram uma série de 4 selos caraterizando importantes companhias de dança que se farão presentes ao evento.
É interessante assinalar que a Dança como tema filatélico pode ser um salutar desafio, já que muitas administrações postais ao longo do tempo emitiram e volta e meia emitem selos para exaltar esta arte tão comum entre todos os povos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

PEIXES DE TAIWAN - SEGUNDA PARTE

Em março de 2011 os correios de Taiwan emitiram os primeiros quatro selos alusivos a uma interessante série que visa exaltar a importância e a beleza de algumas espécies de peixes que habitam os rios do pais. Agora, dando continuidade à série, Taiwan acaba de lançar a segunda parte da série destacando quatro diferentes espécies (Formosania lacustre, Tanakia himantegus,Channa asiatica e puliensis Sinogastromyzon).
Vale uma vez enfatizar que Taiwan tem emitido interessantes séries de selos que muito bem se enquadram em diferentes e curiosas temáticas.

ASSOCIAÇÃO FILACAP - 40 ANOS DE INTENSAS ATIVIDADES FILATÉLICAS

Ao longo do tempo muitas foram as publicações voltadas à filatelia que infelizmente, por inúmeras razões, deixaram de circular. Boletins informativos, colunas em jornais, jornais especializados e algumas revistas voltadas à arte de colecionar que sempre abriram bons espaços para a filatelia. Foi, é e sempre será uma grande luta manter este tipo de informação circulando, o que geralmente é feito através do empenho de entidades voltadas à filatelia como clubes e associações filatélicas.
Dentre as publicações sobreviventes temos sempre que enfatizar a força do pessoal da Associação Cultural FILACAP que neste último mês de março chegaram à marca de 173 edições do que podemos hoje dizer, se tratar de um dos melhores informativos sobre filatelia em nosso país e que também circula em vários países do exterior, seja pela edição impressa, seja pelo portal ou ainda, pelo informativo em pdf remetido para uma enorme lista de interessados no assunto.
Importantes nomes da nossa filatelia e conceituados estudiosos sobre esta arte integram sempre muitos dos artigos ali publicados, sem contar com a interessante agenda de noticias, com informações variadas sobre novidades e eventos tanto do Brasil como do exterior.
É interessante exaltar também que o informativo é impresso em papel de alta qualidade com muitas ilustrações em cores, o que torna o desafio ainda maior considerando os elevados custos para que se possa manter uma circulação mais periódica possivel. Além de artigos especiais, o Filacap abre espaço também para uma ótima seção de anúncios onde os colecionadores podem fazer contato entre si e dessa maneira trocar idéias, selos entre outros objetos colecionáveis
Na última edição por exemplo, vamos deparar com interessante artigo do Rodrigo de Oliveira Leite tratando das primeiras moedas oficiais do Brasil e para ficar ainda melhor, o Filacap traz ainda um ótimo espaço para quem coleciona cartões telefônicos e bilhetes de loterias.
Particularmente aprecio a publicação pelo que já foi explanado e a indico a todos os que de alguma maneira apreciam a filatelia, a cartofilia, a loterofilia e a numismática entre outras modalidades, até porque, toda informação é sempre primordial a qualquer colecionador ou simplesmente admiradores da arte. Lembrando que no próximo dia 1º de maio a Associação Filacap chega aos seus 40 anos de atividades em prol da filatelia brasileira.
Aproveito para agradecer à equipe do Filacap pela oportunidade oferecida em reproduzir meu artigo sobre o presidente filatelista.
Interessados em participar da Associação Filacap, em assinar o informativo e avançar dentro deste imenso universo do colecionismo podem fazer contato através da Caixa Postal 06 – Cep 12630-970-Cachoeira Paulista-SP ou pelo E-mail: ac.filacap@uol.com.br
O endereço do portal é este: http://www.ac.filacap.sites.uol.com.br/