quinta-feira, 7 de maio de 2009

HERANÇA AFRICANA EM PORTUGAL

A concepção das peças é de rara beleza e a escolha do tema tem méritos especiais que nos permitem velejar ao passado para recriar um pouco das páginas portuguesas dentro do contexto histórico da humanidade. Certamente que a prática da escravidão não foi algo decente, no entanto, para a época, os níveis de cultura ainda pisavam distante do ideal e assim, lá iam eles "caçar" os negros na África e depois vendê-los aos senhores abastados que detinham muitos escravos e que obviamente, mais tarde, também vieram parar no Brasil.
A verdade está nos livros de história e nos estudos mais apurados feitos por especialistas no assunto em todas as partes. Mas os negros foram trazidos e com eles, veio a sua cultura distinta que ao longo do tempo se alastrou e tomou conta de todas as partes. A Herança Africana em Portugal é bem acentuada, da mesma maneira que no Brasil, onde os negros nos permitiram avançar em seus costumes e tradições até culminar com a atualidade, onde ainda reside o preconceito, tão combatido de norte a sul.
Mas o assunto é filatelia e esta emissão feita em Portugal no último dia 27 de abril merece a nossa atenção e um bom destaque, porque o bloco e os selos foram muito bem elaborados e consequentemente vão brindar todos os que se dedicam a esta maravilhosa arte de colecionar. É interessante observar bem as peças para ver onde se encaixam nas temáticas variadas que nos rodeiam. A série é composta por 6 selos que são na verdade pequenas obras de arte e o bloco não poderia ser diferente. Acompanham a emissão, dois envelopes de primeiro dia de circulação.
Filatelistas interessados nas peças podem obte-las acessando o portal da Filatélica 77 em : http://www.filatelia77.com.br/ - Aproveitem em vejam lá uma gama de novidades, que incluem máximos-postais não oficiais entre outras peças interessantes.


2 comentários:

Stela Antunes disse...

olá, sou artista plástica e gostaria de apresentar minha coleção sobre a Africa.
http://www.youtube.com/watch?v=VISQ1AOOVpk

obrigada e sorte
stela antunes

PREZENTI ARTES disse...

A arte africana é um mix de cores, formas e funções; delegando às obras a expressividade da luta de um povo.
A artista Stela Antunes promove a cultura africana, utilizando materiais descartados e elementos naturais como corantes e sementes, transformando materiais simples em grandes artes visuais, conferindo persoalidade ao seu tabalho.
Para conecer mais, acesse http://www.prezentti.com.
e.mail:prezenttiartes@gmail.com